

Projetos & Serviços
Movimento Vida Melhor - Campinas/SP
De dezembro/2011 a julho/ 2024 o serviço realizou nos territórios do município:
-
Abordagens em espaços públicos: 7.583
-
Crianças e adolescentes abordados em situação de Rua, Trabalho Infantil, Exploração Sexual, mendicância e outras violações: 4.344
-
Ações de prevenção de 2022 a atual: 42 ações teatro de fantoches com os temas Exploração Sexual infantil e Erradicação do Trabalho Infantil
-
Crianças e adolescentes participantes do teatro infantil sobre Exploração Sexual: 5.740
-
Crianças e adolescentes participantes do teatro infantil sobre Erradicação do Trabalho Infantil: 2.453
Adotou as providências necessárias para somar as atividades em andamento, a execução de ações socioassistenciais de atendimento, de forma gratuita, continuada e planejada, sem qualquer discriminação, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social e Política Nacional da Assistência Social, através da prestação de serviços, execução de programas ou projetos da proteção social básica e especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.

Construindo uma Vida Melhor
2011 a atual
Tem a finalidade de assegurar o trabalho social de busca ativa e desenvolver abordagens nas ruas onde estão crianças e adolescentes, identificando nos territórios das cinco regiões do município de Campinas, a incidência de trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, mendicância, situação de Rua, uso de SPA (substâncias psicoativas), dentre outras, em estreita articulação com a Vigilância Socioassistencial.

Programa Construindo Autonomia Para o Futuro – PROCAF
Parceria com a UNIMED Campinas e SENAI Professor Euryclides de Jesus Zerbini
Visa a Formação/Capacitação Profissional para adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil pelo CONVIM, nas ruas de nosso município. O objetivo é que esses adolescentes tenham uma nova perspectiva e ressignificação em suas vidas, ofertando-lhes a oportunidade de acesso ao mercado de trabalho mais preparados, rompendo com a situação do Trabalho Infantil.
Números: 352 adolescentes e jovens formados
Disque Denúncia de Campinas” - 2002 a 2015
Criado inicialmente para receber denúncias anônimas envolvendo atividades criminosas de cunho estritamente policial (sequestros, furtos, roubos, homicídios, tráfico de drogas, etc.).
Com o passar dos anos, o número de denúncias relativas à violência contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos, deficientes, meio ambiente e animais foi superando o número de denúncias relativas à “criminalidade”. As denúncias eram recebidas, analisadas, encaminhadas para os órgãos competentes e monitoradas em seu andamento. O banco de dados gerado permitiu a elaboração de relatórios confiáveis, disponibilizados aos órgãos públicos, levando a ações operacionais mais exitosas.
De fevereiro de 2002 até Janeiro de 2016, foram recebidas e encaminhadas aos órgãos responsáveis do Poder Público, 78.514 denúncias, das quais 14.807 de crimes contra crianças e adolescentes.


123Alô! Campinas - 2014 a 2016
Parceria com a UNIMED Campinas.
Uma adaptação para o Brasil das Child Helplines (rede global de linhas de atendimento à criança em diversos países), com funcionamento através de um serviço telefônico e de internet, de fácil acesso e gratuito, com algumas ações presenciais (outreach) com o objetivo de contribuir para a garantia de proteção e atendimento integral a crianças e adolescentes, para o exercício de seus direitos à liberdade de expressão, comunicação, informação e participação.
Números:
-
Atendimentos a crianças e adolescentes através de chat, e-mail e telefone 0800: 6.879
-
Ações presenciais: 189 com a participação de 26.937 crianças e adolescentes e 7.463 adultos, totalizando 34.400 pessoas
Movimento Campinas Sem Trabalho Infantil: PresenT.I. AusenT.I. (P.A.T.I.) - julho de 2021 a junho de 2022
Executado com o objetivo de contribuir para a efetivação do direito da criança e do adolescente ao não trabalho e ao trabalho protegido, através da execução de ações socioeducativas de enfrentamento ao Trabalho Infantil.
O projeto ofereceu curso online de capacitação sobre o Trabalho Infantil para profissionais do Sistema de Garantia de Direitos -SGD, ações presenciais com crianças e adolescentes, seminário/maratona de ativismo online.
Outras ações estão disponibilizadas na internet sendo: Site informativo exclusivo sobre Trabalho Infantil, Guia prático para ação, redes sociais e canal de podcast.
Curso: 221 profissionais participantes
Ações presenciais para a prevenção ao Trabalho Infantil: 1.141 crianças e adolescentes participantes
Acessos nas redes sociais em 10 meses: 8.466


Projeto Conhecer para Mudar de 2022 a 2023
Parceria com a FEAC
O objetivo desse projeto foi a formação de profissionais de Campinas para o enfrentamento qualificado às Violências Sexuais Contra Crianças e Adolescentes (VSCCA) em ações de prevenção a novos casos e de intervenção a casos em andamento, assim como, difundir informações a todas as pessoas, para que nenhuma criança ou adolescente seja vítima dessa forma de violência.